NOTÍCIAS

LEIA NOTÍCIAS, ESTUDOS E ARTIGOS

Não entre em Pânico, tenha fé em Deus e mantenha a calma!

Em 2009, um avião com 155 passageiros, decolou de Nova  York, nos Estados Unidos, bateu em um bando gansos e perdeu os motores. Entretanto, o piloto manteve a calma , pousou no Rio Hudson e conseguiu salvar todos os passageiros.

Manter a calma em momentos de crise é uma habilidade fundamental para a sobrevivência. No entanto, muitas pessoas perdem a capacidade de pensar racionalmente e entrar em pânico, principalmente quando enfrentam situações de grande perigo. Dois exemplos clássicos que destacam a importância de manter a calma é o naufrágio de Paulo e o desespero dos hebreus diante da ameaça de faraó.

No naufrágio descrito no livro de Atos na Bíblia, Paulo e outros marinheiros estavam a bordo de um navio quando foi atingido por uma tempestade. Os marinheiros  ficaram com muito medo e queriam abandonar o navio, mas Paulo os incentivou a ficar calmos e confiar em Deus. Eles acabaram sobrevivendo graças à coragem de Paulo. O relato desta história nos ensina que o pânico em momentos de crise é um dos piores inimigos da sobrevivência.

Atos dos Apóstolos 27: 30. Procurando os marinheiros fugir do navio, e, tendo arriado o bote no mar, a pretexto de que estavam para largar âncoras da proa, 31. disse Paulo ao centurião e aos soldados: Se estes não permanecerem a bordo, vós não podereis salvar-vos.

Outro exemplo importante é a história dos hebreus ante a ameaça de faraó. Quando Moisés os liderou para sair do Egito rumo à Terra Prometida, eles se viram encurralados pelo mar vermelho de um lado e pelo exército de faraó do outro. Os hebreus ficaram muito assustados e começaram a reclamar e questionar a liderança de Moisés. Foi necessário que ele os incentivasse a ter fé e confiar em Deus. Foi assim que aconteceu o milagre da abertura do mar, que permitiu a passagem dos hebreus com segurança.

Êxodo 14: 10. E, chegando Faraó, os filhos de Israel levantaram os olhos, e eis que os egípcios vinham atrás deles, e temeram muito; então, os filhos de Israel clamaram ao Senhor. 11. Disseram a Moisés: Será, por não haver sepulcros no Egito, que nos tiraste de lá, para que morramos neste deserto? Por que nos trataste assim, fazendo-nos sair do Egito? 12. Não é isso o que te dissemos no Egito: deixa-nos, para que sirvamos os egípcios? Pois melhor nos fora servir aos egípcios do que morrermos no deserto. 13. Moisés, porém, respondeu ao povo: Não temais; aquietai-vos e vede o livramento do Senhor que, hoje, vos fará; porque os egípcios, que hoje vedes, nunca mais os tornareis a ver.

Estes dois exemplos nos mostram a importância de se manter calmo em situações de crise. O pânico só tende a agravar a situação e dificultar a busca de soluções e estratégias para superar o problema. Manter a calma e pensar racionalmente, mesmo sob pressão, é essencial para a sobrevivência em qualquer circunstância difícil.

Portanto, devemos sempre lembrar da coragem de Paulo e do incentivo de Moisés para manter a calma em situações de crise e confiar em Deus. Com isso, poderemos superar qualquer obstáculo e seguir em frente com segurança e coragem.

Gostou desse conteúdo? Compartilhe!

Contribuição

Ser generoso é colocar o amor em ação.
"Mais bem-aventurado é dar do que receber" (At 20.35).
Clique no botão abaixo e veja as informações para depositar seus dízimos e suas ofertas.

FAÇA SUA PARTE

Pix Copia e Cola:

00020126360014BR.GOV.BCB.PIX0114426987870001575204000053039865802BR5919IGREJA PORTAL DA FE6010Livramento62120508CONTSITE63043DCD

Beneficiário: IGREJA PORTAL DA FÉ
Chave: 42.698.787/0001-57