Estima se que o Brasil tem hoje cerca de 22 milhões de pessoas afastadas da igreja. Muitas delas porque receberam um evangelho incompleto e sem raízes com promessas de apenas bençãos e prosperidade.
DESAFIOS E DIFICULDADES
A vida cristã é uma jornada cheia de desafios e dificuldades, mas também é uma jornada cheia de esperança e alegria. Em Mateus 16:24, Jesus disse: “Se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me”. A cruz envolve jejum oração e sacrifício Essa declaração de Jesus significa que, como cristãos, devemos estar dispostos a enfrentar dificuldades e sacrifícios em nossa jornada de fé.
Uma das maiores dificuldades da vida cristã é o conflito interno que muitos de nós enfrentamos. Somos chamados a viver em um mundo que muitas vezes é contrário aos valores cristãos. Em Romanos 7:15, o apóstolo Paulo descreve esse conflito interno em sua própria vida: “Não entendo o que faço, pois não faço o que desejo, mas o que odeio”. Muitos de nós também enfrentamos esse conflito, lutando para viver nossas vidas de acordo com os ensinamentos de Jesus.
PERSEGUIÇÃO
Outra dificuldade da vida cristã é a perseguição que muitos enfrentam por causa de sua fé. Em muitos países, os cristãos enfrentam discriminação, perseguição e até mesmo a morte por causa de sua fé em Jesus. Em Mateus 5:10, Jesus disse: “Felizes são os perseguidos por causa da justiça, pois deles é o Reino dos céus”.
ESPERANÇA
No entanto, apesar dessas dificuldades, a vida cristã também é cheia de esperança e alegria. Em 1 Pedro 1:3-4, a Bíblia nos diz: “Louvado seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo! Porque ele, em sua grande misericórdia, nos gerou de novo para uma esperança viva, por meio da ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos, para uma herança que jamais poderá perecer, macular-se ou perder o seu valor”.
Como cristãos, temos a esperança de uma vida eterna com Deus, e essa esperança é o que nos sustenta em tempos de dificuldade. Em 2 Coríntios 4:16-18, o apóstolo Paulo escreve: “Por isso não desanimamos. Embora exteriormente estejamos a desgastar-nos, interiormente estamos sendo renovados dia a dia, pois os nossos sofrimentos leves e momentâneos estão produzindo para nós uma glória eterna que pesa mais do que todos eles. Assim, fixamos os olhos, não naquilo que se vê, mas no que não se vê, pois o que se vê é transitório, mas o que não se vê é eterno”.
Além disso, como cristãos, temos a esperança de que Deus esteja conosco em todos os momentos de nossa vida. Em Hebreus 13:5, a Bíblia nos diz: “Deus nunca nos deixará,nunca nos abandonará”. Quando enfrentamos dificuldades, podemos ter a certeza de que Deus está ao nosso lado, nos sustentando e nos fortalecendo.
Em conclusão, a vida cristã é uma jornada cheia de desafios e dificuldades, mas também é uma jornada de fé e esperança.
Pastor Ulisses Filho